Sobre a Igreja

A igreja Presbiteriana Casa de Pedra foi organizada como Igreja em 4 de abril de 1998. Antes foi congregação da Segunda Igreja Presbiteriana de Volta Redonda por mais 11 anos. Já são mais de 30 anos de atuação. Hoje nossa Igreja conta com 232 membros maiores de idade e 37 membros menores de idade e tem um planejamento de trabalho construído com oração e muito empenho que aponta para uma Missão que define seu papel na comunidade e uma Visão que aponta caminhos que a igreja deve seguir. Todas as ações certamente serão baseadas nas orientações da palavra de Deus, mas também destacamos alguns valores que serão muito importantes localmente para nos guiar atuando em nossa missão e nos orientando rumo a visão planejadas. Cremos que Deus nos deu capacidade para desenvolver esse trabalho e confiamos que Ele nos dará forças para executá-lo.

Você está convidado a conhecer nossa igreja por meio de nosso site, redes sociais ou pessoalmente nos fazendo uma visita.
Estamos de braços abertos para receber cada pessoa querida que nos visitar.

Que Deus esteja em seu coração te abençoando e te orientando em sua vida.
Pr. Geovane Porto

Fotos da Igreja

História da IPCP

A idéia de implantar uma igreja em nossa região foi gerada por Deus no coração de alguns irmãos há muito tempo atrás. O Pastor Walter Teixeira foi incansável e teve um papel muito importante junto à prefeitura de Volta Redonda, para a cessão de um terreno localizado na rua 758, nº 900, Casa de Pedra, onde nos reunimos até a data de hoje.
Havia um prazo estipulado pela prefeitura para que se começasse uma obra de construção no terreno. A congregação Casa de Pedra deveria pertencer a Igreja Presbiteriana Central, mas devido à construção do seu novo templo, estava impossibilitada em destinar recursos para este fim. A igreja que assumiu esta importante obra foi a 2ª IPB de Volta Redonda (Retiro).
Deus levantou pessoas valorosas que dedicaram tempo e esforço para que esta obra fosse concluída. Com a direção do Pastor Otávio Henrique de Souza, a construção começou, e foi coordenada pelos irmãos Presbítero Daniel Breder e Presbítero Ataíde de Paula. Durante a obra, o almoço e café da tarde dos pedreiros eram preparados pelos próprios irmãos da congregação.
Ainda em 1986, antes mesmo do inicio das obras no terreno, teve início a primeira reunião oficial de nossa futura igreja, e aconteceu na residência dos irmãos Presbítero Valdemiro José Resende e sua esposa Maria Resende, que passou a ser o endereço temporário de nossa igreja onde, todos os domingos as 14:00, acontecia a nossa EBD. Participaram desta primeira reunião os seguintes irmãos:
  • Presbítero Valdemiro José Resende e Maria Resende (esposa), os filhos Valdir Resende, Valtair Resende, Marinete Resende e Marizete Resende (filhos);
  • Presbítero Onair Henrique Marques e Eleny Alves Marques (esposa), os filhos Cláudia Alves Marques e Marcelo Alves Marques;
  • Os irmãos Acir Ferreira Cancela e Marlene Gerhardt Cancella (esposa), as filhas Cláudia Gerhardt Cancela e Fabiane Gerhardt Cancela.
Durante a construção da congregação que levou menos de um ano para terminar, outros irmãos foram recebidos:
  • Léia e Família.
  • Carlos Marques e Família.
  • Ronaldo, Cleuza e família.
  • Elaine Cezar hercket.
  • José Roberto, Cristina e família.
  • Josias Cessa e família.
  • Maria Rita do Vale e Família.
  • Maria Helena.
  • Neuza de Oliveira Campos.
  • Maxwel, Rosileila e família.
  • Levi Patricio e família.
  • Paulo e Família.
Após o término da construção, a congregação estava de portas abertas para a adoração a Deus e pregação do evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Além das reuniões dominicais da EBD, uma das estratégias adotadas para pregar o evangelho em nosso bairro, foi focar as atividades nas crianças. As irmãs Léia, Rosileila e Claudia Marques, acordavam bem cedo no domingo e buscavam as crianças de casa em casa e as levavam até a igreja.

 

Alguns missionários e seminaristas auxiliaram em nossa congregação. Dentre os quais destacamos a missionária Selma Heringer e o então seminarista Joel Pereira da Silva, hoje presbítero desta amada igreja.

 

A SAF também teve presença marcada no início das atividades da congregação Casa de Pedra e no início das atividades da Congregação Roma II. A 1ª presidente eleita foi a irmã Marlene Cancela e vice presidente a irmã Eleny Alves Marques.
Nossa história como congregação foi longa e cheia de vitórias. O irmão Jonas, hoje pastor da Igreja Batista em Xerém/ RJ, organizou uma cantata que foi apresentada em várias igrejas de nossa cidade, no Sider shopping e ETPC.

 

Com a chegada dos irmãos Eli, Cecília e Elisângela, organizou-se o nosso conjunto de jovens que, no seu ápice, chegou a ter mais de 30 vozes. Também se apresentou em diversas igrejas da nossa região e chegou a participar ao vivo na rádio evangélica existente na época, 104,9 Mhz.

 

A 1ª equipe de louvor de nossa igreja era composta de nossos irmãos Luciane e Pimenta.
Decorridos mais ou menos 12 anos desde a sua construção, em 04 de abril de 1998, a congregação foi organizada oficialmente em igreja, passando a ser denominada IGREJA PRESBITERIANA CASA DE PEDRA, sendo eleito o Pastor Walter Teixeira, com 100% dos votos válidos, como o 1º pastor da então 8ª IPVR, com o nome de Igreja Presbiteriana Casa de Pedra.
O segundo Pastor a assumir nossa igreja, foi o pastor Fernando Fernandes Reis que em muito contribuiu para que continuássemos a crescer e frutificar. Graças a seu empenho, hoje reunimos em nossa igreja um grupo denominado ENCONTRO DE CASAIS PARA CRISTO que, junto com diversas denominações de nossa região, realiza um trabalho de salvar famílias. Atualmente, está a frente da igreja o seu 3º pastor: Danius de Figueiredo Fonseca, que têm sido usado por Deus para levar a igreja para uma vida mais intensa de adoração e oração.

 

A igreja possui um terreno próximo à igreja atual às margens da rodovia Tancredo Neves, onde, pela graça de Deus será erguida a nova igreja.
Aprouve a Deus escolher nossa recém-inaugurada congregação para ser “mãe” de um novo ponto de pregação. Veio até a casa da Irmã Eleny a presidente da associação de moradores do bairro Roma pedindo para que fosse organizado um trabalho evangélico naquele lugar, devido ao alto índice de criminalidade e carência de ouvir a palavra de Deus.

 

O trabalho começou na casa da irmã Geraldina com os irmãos Eleny, Onair, Marlene Gerhardt, Léia e Levi Patrício. Logo a casa ficou pequena e as reuniões passaram a ser realizadas no Grupo Escolar, logo na entrada do bairro. Em paralelo acontecia um trabalho especial realizado com as crianças. Era um trabalho difícil porque muitas vezes, era preciso ir de ônibus até a Via Dutra ir e ir a pé até o colégio, a estrada era de chão e havia muita poeira e barro na estrada, e era preciso limpar o colégio antes das reuniões. Quando era possível, alugava-se um ônibus velho aonde íamos com um grande grupo, ou de carro de alguns irmãos ou o carro da 2ª Igreja.

 

Um Trabalho marcante da época foi a realização ali de uma EBF com mais de 150 crianças onde foi servido almoço doado pela antiga empresa “Alimenta”, fornecedora da CSN, doação conseguida pela irmã Sirlene Gerhardt.

 

Como o trabalho cresceu e os frutos do evangelho se faziam visíveis naquele bairro, a associação de Moradores na pessoa da Presidente Dona Célia do Bairro Roma II, doou à Igreja o terreno que hoje se encontra a atual congregação. Primeiro foi doado o lote de cima e posteriormente os outros dois.
Com o apoio da 2ª igreja e de alguns irmãos, era oferecido todo o domingo lanche para as crianças.Tivemos também o apoio da Missionária Maria Helena que se ofereceu para trabalhar na congregação, onde morava em um cômodo preparado para que ela pudesse ficar dentro da congregação de sexta-feira até domingo.

 

Destacamos também o trabalho do Presbítero José Carlos e Elaine que muito contribuiu para o fortalecimento e crescimento daquele trabalho e também do Presbítero Maxwel que por vários anos ficou à frente do trabalho; do Presbítero Roberto Alves e de muitos irmãos que não tiveram seus nomes citados, mas que também fizeram parte desta história.
Além das pessoas citadas neste pequeno resumo de mais de 20 anos de história, diversas pessoas permaneceram no anonimato, porém imprescindíveis para que esta obra acontecesse. Que Deus abençoe a todos.

 

Agradecemos a Deus pela oportunidade de continuarmos a escrever esta história tão gloriosa para o Seu reino, em que muitas pessoas conheceram a Deus e tiveram suas vidas transformadas.

Que o nome de Deus seja sempre exaltado. A Ele toda Glória e Honra pelos séculos dos séculos, Amém!

Grandes coisas fez o Senhor por nós por isso estamos alegres.

Fonte: Eleny Alves Marques.

Conselho da Igreja

Pr. Geovane de Oliveira Porto
Pr. Geovane de Oliveira PortoPresidente
Pb. Joel Pereira da Silva Junior
Pb. Joel Pereira da Silva Junior2º Secretário
Pb. Ademar Esposti
Pb. Ademar EspostiVice Presidente
Vanderson Breder
Vanderson BrederPresbítero
Pb. Rodney Breder de Carvalho
Pb. Rodney Breder de Carvalho1º Secretário
Ronaldo Hosken Frauches
Ronaldo Hosken FrauchesPresbítero

Saiba como chegar